sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Caráter

     No esporte, algo muito complicado é o caráter. Muitos tem dificuldades temperamentais, nervosismo, raiva, maldade, desonestidade. E no esporte muitas dessas dificuldades viram ações. 
     Como é comum ver esse tipo de coisa no esporte. É muito difícil achar atletas que tenham paciencia com o arbitro, com o adversário. E não conseguem se controlar. O ódio os toma. E o desejo do mau os vence. "Se procederes bem, não é certo que sereis aceito? Se, todavia procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo." Gênesis 4:7. 
     Quem nunca ficou irritado com esporte. Isso é algo muito fácil de acontecer. Sua raiva, seu ódio, muitas vezes até sua razão, serão contra ti, cumpre a ti domina-los.
     Outra coisa complicada é a desonestidade. Como é comum vermos no futebol, no basquete, qualquer que seja o esporte, desonestidade, dentro e fora de campo, quadra, ginásio, etc.

Dê uma olhada neste video:



     Essas coisas tem que acabar.
     A bola corre para lateral e o jogador chuta longe pra demorar a cobrança do adversario. O jogador posiciona a bola para bater a falte e o outro chega e chuta pra longe. Coisas que são desnecessárias e que não temos dominado.
     Isso é outra coisa que quero buscar. Quando eu treinar alguém, ensina-lo o bom caráter. Guia-lo a melhorar seu coração, para que ele em tudo, se domine.
     Como é chato jogar bola com os que só reclamam e discutem. Uma das ideias da minha profissão é essa. Mudar o ambiente do esporte, adicionando um caráter correto.

Dê uma olhada neste outro video:



     Que grande diferença. Isso é outra coisa. Outro nível.
     Esses atletas mostraram caráter! Ele poderiam tirar proveito, reclamar. Mas mostraram caráter.
     O que quero é mostrar a mais pessoas esse tipo de atitude!

     "Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" I Coríntios 9:25.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Não é Apenas uma Bola!

     O esporte é algo muito importante. Ele é a maneira mais divertida e variada de entrar e/ou manter a forma. O esporte é divertido, ele descansa, é saudável, é muito bom. O esporte pode ajudar pessoas deficientes a desenvolver o raciocínio, pode ate evitar muitos problemas físicos.
     Mas a minha ideia não é essa! Não é apenas ajudar pessoas a ter seu corpo saudável. De que adianta ser o homem mais saudável do mundo, mas ter sua alma perdida. O corpo, o físico acaba. Isso tudo é finito e limitado. Mas e seu espirito? É muito importante ter o corpo em forma e tomar conta dele. Mas e depois que você morrer?
     Curar o corpo, cuidar dele é bom. Mas o que eu quero fazer com o esporte é mostrar ás pessoas quem pode curar e cuidar da alma delas!
     Dê uma olhada neste video:

   

     Se você toma conta de seu corpo, meus parabéns. Isso é ótimo! Mas tome um tempo pra refletir sobre sobre algo maior. Algo que dura para sempre. "Respondeu-lhe JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." João 14:6.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Entrevista

     Tenho um grande amigo chamado Filipe. Ele é missionário e trabalha com esportes em uma missão com a qual eu também tenho me envolvido e pela qual estou sendo treinado, chamada Atletas em Ação. 
     Então pedi a ele que me ajudasse respondendo algumas perguntas que preparei. Então fizemos a seguinte intrevista:


Qual é a importancia do curso de Educação Física em sua carreira?
Resposta: Bom eu, como eu sou formado em educação física e hoje trabalho como missionário na área de esportes, ministério esportivo, Atletas em Ação, isso tem uma influencia e uma importância direta, a minha formação, no que eu faço hoje, pois eu trabalho com atletas de auto rendimento e também de baixo rendimento, no Centro de Treinamento esportivo que temos em Praia Grande e pra isso eu preciso ter o CREF pra poder exercer a minha função, inclusive nesses treinamentos.

Quais os 3 aspectos que você considera mais importantes para exercer essa profissão?
Resposta: Bom, os três aspectos que eu considero mais importante pra exercer a minha profissão são: conhecimento técnico, pra poder dar aula e algum fundamento, algum esporte, conhecimento bíblico, pra aplicar aquilo que eu creio, juntamente com o esporte e um bom relacionamento com pessoas. A gente lida com pessoas o tempo todo, com as crianças, adolescentes, jovens, seus pais, então um bom relacionamento, uma boa comunicação é muito importante também.                                
                                                                 
Por que você escolheu essa profissão?
Resposta: Por que é o que eu mais amo fazer, o que eu sei fazer e o que DEUS me chamou pra fazer. Então, eu amo esportes, amo a Bíblia, amo JESUS e eu sei o que Ele fez por mim e quero compartilhar isso com todo o mundo. E não tem maneira melhor de fazer isso de uma maneira que eu gosto que é através do esporte.

O que o encanta nessa profissão?
Resposta: Passar princípios bíblicos, cristãos através de brincadeiras, jogos, recreação, e até mesmo jogos de auto nível e auto rendimento. Então é uma coisa que eu gosto de fazer, que é a prática esportiva e que pode mudar vidas como mudou a minha. Não tem forma melhor de aprender algo do que fazendo algo que você gosta pra aprender. Então a gente usa esses princípios cristãos e verdadeiros através do esporte.

Qual a importancia dessa profissão para a sociedade?
Resposta: Bom, eu creio que é de fundamental importância, porque os princípios cristãos ensinam amor ao próximo, verdade, obediência aos pais as autoridades, fuga de problemas sociais escravizadores como álcool, drogas, cigarro, prostituição. Então eu creio que esse trabalho, além do esporte que traz uma vida mais saudável para as pessoas, ele não cuida só do corpo, mas também da mente e do espírito. Então a gente pode influenciar bastante e ter uma extrema importância aí na sociedade através daquilo que a gente faz.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Qual o Perfil Necessário para a Área de Ministério Esportivo?

É muito importante que a pessoa tenha intimidade com o esporte. Conheça, tenha experiência, saiba bem o que está fazendo. Essa é uma parte muito importante. Mas dentro do ministério esportivo existem muitas funções. Eu sou amigo de um missionário, de um ministério de esportes chamado Atletas em Ação. E o trabalho dele é técnico, ligado a informática. Por isso, as necessidades são dependentes do que você foi chamado para fazer!
     Então vemos que o mais importante é que você tenha clareza da vontade de DEUS! 
     Então se firmar no conhecimento e na Palavra de DEUS! Para falar com excelência sobre Ele!
     Então devemos fazer tudo bem feito. Então se você sabe o que você deve fazer, o necessário é fazer tudo com excelência!
     Temos um manual: Bíblia!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Qual o Uniforme é Usado?

     O uniforme é muito dependente do que esta sendo feito, onde esta sendo feito e etc.
     Existem muitos treinamento que participamos, como o CEFLAL (postado anteriormente). Então nesses treinamentos usamos roupas esportivas: calça, shorts ou bermuda esportiva, camiseta e blusa (dependendo do lugar e temperatura) e tênis.
     Em ambientes de aulas em academias escolas, centros de treinamentos, etc. usamos roupas esportivas também: camiseta, calça, shorts ou bermuda esportiva e tênis esportivo.
     Mas, além disso tudo, existem treinamentos mais formais. Alguns fora do país. Nesses treinamentos não é usada a roupa esportiva, a não ser que tenha uma atividade prática específica. Mas nesse caso usamos uma calça jeans, camisa ou camiseta arrumada, e dependendo da temperatura uma blusa.
     E por ultimo, mas não menos importante, as reuniões. Temos reuniões de planejamento, estudos, etc. Nessas reuniões, em geral, não é necessário nada muito formal. Isso depende da ocasião, de quem estará, da ideia da reunião, etc.
     Como você viu, as vestimentas são muito dependentes! E variam muito!

     Veja abaixo fotos de roupas esportivas, usadas em aulas, treinos, treinamentos, práticas de esporte, etc.:






Masculina












Feminina










Maculina

    Feminina


   




     Feminina







   Masculina

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Curso de Educação Física!?

O curso de Educação física é um curso onde eu vou aprender a usar o esporte e/ou atividade física. Vou aprender a guiar pessoas de todos os tipos, características e idades no esporte.Esse texto, do site http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/educacao-fisica-684908.shtml, conta resumidamente o objetivo do curso:

"É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio é necessário o diploma de licenciatura."

O curso de Ed. Física ensina muitas matérias ligadas a ciencias biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Alem disso também apresenta matérias ligadas ao ensino. O curso leva em geral 4 anos.

Um novo curso, chamado Esporte, tem sido motivo de duvida na hora de escolher sua faculdade. Educação Física ou Esporte?  A educação física tem mais a ver com aulas e com o ensino e guia esportivo. Tanto em escolas, como em academias, etc. Já o curso de Esporte tem mais a ver com funções técnicas, como técnico e preparador físico de um time, um clube ou atleta de uma modalidade física. De maneira grosseira, o curso de Educação Física capacita a pessoa a usar o esporte e o curso de Esporte capacita a pessoa a estar no meio do esporte. São dois focos diferentes.


Para o meu caso, o curso de Educação Física seria a melhor opção, pois a minha ideia não é ser técnico ou preparador, nem estar na parte técnica/física de uma equipe, de um atleta, nem de um clube. Minha ideia é usar o esporte como uma ferramenta para ensinar algo muito maior! A importância da entrega total de sua vida a JESUS!